Todas as empresam almejam resultados positivos, e são os colaboradores que possibilitam que isso aconteça. Sim, resultados são obtidos através das pessoas. E como ter as pessoas certas na sua empresa? Tudo começa por contratações assertivas, ou seja, um time de alta performance é construído já no processo seletivo.
Por outro lado, contratações ineficientes aumentam os indicadores de rotatividade e consequentemente os custos, uma vez que substituir um colaborador custa em média entre 48 a 71% do salário do profissional, segundo estudos do DIEESE de janeiro de 2021. Ainda na construção destes custos, devemos considerar os valores rescisórios e a baixa produtividade durante o período de treinamentos.
O Brasil, segundo levantamento do Ministério do Trabalho detém os maiores índices de turnover do mundo: 82%, enquanto a média global é de 38%.
Estes indicadores impactam nos resultados locais (RH/Gestão de pessoas) e nos globais (da empresa). Além de interferir no clima da organização.
Contratar não é um evento trivial e sim uma grande oportunidade para ajustar, melhorar, reorganizar e gerar mudança e aprendizagens. Uma contratação assertiva depende de alguns elementos que nem sempre são considerados:
- Criação do perfil do cargo, levando em conta a entregas, responsabilidades e quais as competências são necessárias para a eficácia destas entregas;
- Conhecimento técnico, teórico, habilidades e comportamentos;
Um zoom aqui para as competências comportamentais: Estas não são treináveis. Por isso é preciso que já se contrate com essas competências.
- Entrevistas com foco nestas competências, com método;
- Na contratação, desde o recrutamento às entrevistas de seleção, deve haver uma relação direta com as competências individuais e de grupo com as do Negócio, que são chamadas de Competências Essenciais.
- É importante que se crie uma equipe com competências complementares e não propensa a gerar antagonismos.
Os gestores são agentes diretos deste processo e devem estar preparados para seguir todas as etapas da seleção, desde a criação do perfil do cargo e vaga, passando pela integração e acompanhamento efetivo do período de experiencia. Que é quando o processo de contratação realmente termina.
E você já refletiu como anda este processo na sua empresa? Analise estes indicadores e avalie se investir em uma consultoria especializada não seria uma excelente alternativa para otimizar os custos. A Regentte é especialista no assunto.