O que faz um líder? Gestão de Pessoas. O papel do RH é apoiar e dar suporte para que este líder atenda às necessidades estruturais e de capacitação da sua equipe. Cabe ao Gestor criar sua equipe. Por isso o papel do líder no processo de contratação é indiscutivelmente fundamental.
Em qual etapa do processo de contratação o Gestor deve participar? De todo o processo. Que começa com a definição do perfil do cargo e da vaga e encerra no final do período de experiência, passando pela integração, claro.
Ninguém melhor que o gestor para saber as características de novo profissional. Afinal ele vive no dia a dia as entregas e necessidades deste cargo. Ele mais do que ninguém sabe quais são as tarefas e responsabilidades deste cargo e quais as competências técnicas e habilidades serão necessárias. Além de saber quais as atitudes farão a diferença para a entrega de valor. Se o candidato tem alinhamento com o negócio, equipe e liderança. O gestor participa da entrevista ajudando a identificar estas características, alinhando o candidato ao cargo. Imaginando o dia a dia.
Mais que participar, o gestor deve trazer para si a responsabilidade das contratações que formarão sua equipe. As chances de realizar contratações mais assertivas aumentam consideravelmente. O gestor não pode terceirizar suas responsabilidades de gestão da sua equipe.
Aqui foi um recado rápido sobre a abordagem de um líder que compreende a importância da sua atuação em todas as frentes da gestão da sua equipe, e não estamos falando sobre não delegar, pelo contrário, falamos sobre o fato de escolher as demandas corretas, aquilo que realmente é essencial e produtivo. Mas sobre isto, seguiremos em outro conteúdo.
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